quinta-feira, 15 de maio de 2014

QUEIMADAS PODEM CAUSAR CÂNCER?

A cor cinza na atmosfera significa altos índices de substâncias nocivas à saúde, como o monóxido de carbono, o dióxido de nitrogênio e o enxofre, além de partículas liberadas pelas plantas queimadas, como a dioxina, que se inalada por um longo período e em grande concentração pode levar ao câncer. A fuligem que se solta na atmosfera com as queimadas são classificadas em três dimensões: as maiores, que não chegam a ultrapassar as narinas, pois ficam retidas nos pelos do nariz; as médias, capazes de chegar aos brônquios, provocando tosse e problemas respiratórios, como enfisema pulmonar, rinite e sinusite; e as menores, que, segundo o subsecretário, são as mais nocivas à saúde e podem causar até mesmo tumores.
Queimada é uma combustão incompleta ao ar livre, e depende do tipo de matéria vegetal que está sendo queimada, de sua densidade, umidade etc., além de condições ambientais, em especial a velocidade do vento. Por ser uma combustão incompleta, as emissões resultantes constituem-se inicialmente em monóxido de carbono (CO) e matéria particulada (fuligem), além de cinza de granulometria variada. Resultam também dessa combustão compostos orgânicos simples e complexos representados pelos hidrocarbonetos (HC), entre outros compostos orgânicos voláteis e semivoláteis, como matéria orgânica policíclica - hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, dioxinas e furanos, compostos de grande interesse em termos de saúde pública, pelas características de alta toxicidade de vários deles. Como nas queimadas a combustão se processa com a participação do ar atmosférico, há também emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), em especial o óxido nítrico (NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2), formados pelo processo térmico e pela oxidação do nitrogênio presente no vegetal.  Nas queimadas são emitidos vários poluentes clássicos, entre eles NOx, CO, HC e material particulado, além de substâncias altamente tóxicas.
Além dos tradicionais problemas respiratórios, a queima dos canaviais no noroeste paulista também está provocando câncer e doenças cardiovasculares. A queima da biomassa é a maior fonte de emissão de material particulado e de gases tóxicos do planeta. Regiões de queima de canaviais apresentam um ar com carbono e poluição muito maior que o ar poluído da capital São Paulo. Essas partículas tóxicas são de tamanhos aproximados em 0,1 micrômetros. Para se ter uma ideia, o fio de cabelo tem 70 micrômetros, ou seja, o "bagacinho preto" vem acompanhado de inimigos poderosos, invisíveis ao olho nu, e que podem nos causar muitos problemas.


 Alunos: Alexandra Emanuela, Ana Paula, Beatriz Maria, Flaviana Arruda, Isabela Siva, Thais Renata, Marlisson Juvencio

3° ano " C "


Nenhum comentário:

Postar um comentário